Dinâmica Nomes e adjetivos

Dinâmica Nomes e adjetivos

1.24 - Nomes e adjetivos


Objetivos: Permitir a apresentação dos participantes de um grupo, destacando as características individuais de cada um.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Questionário e caneta para cada participante.

Desenrolar:

O facilitador distribui o Questionário de Autodefinição as pessoas presentes, solicitando que estas o respondam.

Concedem-se dez minutos para responderem.
Em seguida distribuem-se as folhas de Adjetivos. Em seguida um por um se apresenta.

Enquanto cada um se apresenta, cada um do grupo deve dar cinco adjetivos à pessoa que está se apresentando, preenchendo a folha Adjetivos com o nome da pessoa e os adjetivos adequados à ela.


Após todas se apresentarem, recolher as folhas Adjetivos, procedendo a compilação individual dos adjetivos e dando retorno. O facilitador lê os referidos adjetivos atribuídos a cada uma das pessoas e fazendo um comentário sobre a forma pela qual as pessoas foram percebidas, se reais ou não.

Obs.: Passar uma outra atividade ao grupo enquanto faz a compilação ou trazer na próxima sessão. O facilitador deverá participar do processo.

Questionário de Autodefinição


1. Quem sou eu (nome, profissão)?

2. Onde eu estudo, onde eu trabalho, o que faço no trabalho, qual o meu objetivo nos estudos?

3. O que faço além de trabalhar e estudar?

4. Sou comunicativo? Porque?

5. Sou uma pessoa observadora?

6. É importante para mim o que os outros pensam a meu respeito? Porque?

7. Quais são os meus objetivos de vida?

8. Quando eu solto a imaginação, o que costumo fazer?

9. O que mais me emociona na vida?

Formulário de Adjetivos

Nome da pessoa que está se apresentando:
_____________________

Adjetivos:
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________
_____________________ 

1.25 - O nome


Objetivos: Esta dinâmica propõe um Quebra-Gelo entre os participantes. Ela pode ser proposta no primeiro dia em que um grupo se encontra. É ótima para a memorização dos nomes de cada um.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Não necessita material

Desenrolar:

Em círculo, assentados ou de pé, os participantes vão um a um ao centro da roda (ou no próprio lugar) falam seu nome completo, juntamente com um gesto qualquer. Em seguida todos devem dizer o nome da pessoa e repetir o gesto feito por ela.

Variação:

Essa dinâmica pode ser feita apenas com o primeiro nome e o gesto da peço, sendo que todos devem repetir em somatória, ou seja, o primeiro diz seu nome, com seu gesto e o segundo diz o nome do anterior e gesto dele e seu nome e seu gesto... e assim por diante. 

Geralmente feito com grupos pequenos, para facilitar a memorização. Mas poderá ser estipulado um número máximo acumulativo, por exemplo após o 8º deve começar um outro ciclo de 1-8 pessoas.