Dinâmica do Jogo comunitário e Karaokê

Dinâmica do Jogo comunitário e Karaokê

49. Jogo comunitário


Material: uma flor.

Desenvolvimento: os participantes sentam-se em círculo e o animador tem uma flor na mão. Diz para a pessoa que está à sua esquerda: senhor... (diz o nome da pessoa), receba esta flor que o senhor...(diz o nome da pessoa da direita) lhe enviou...

E entrega a flor. A pessoa seguinte deve fazer a mesma coisa. Quem trocar ou esquecer algum nome passará a ser chamado pelo nome de um bicho. Por exemplo, gato. Quando tiverem que se referir a ele, os seus vizinhos, em vez de dizerem seu nome, devem chamá-lo pelo nome do bicho.


O animador deve ficar atento e não deixar os participantes entediados. Quanto mais rápido se faz à entrega da flor, mais engraçado fica o jogo.

50. Jogo da verdade


Participantes: 25 pessoas

Material: Relação de perguntas pré-formuladas, ou sorteio destas.

Descrição: Apresentação do tema pelo coordenador, lembrando de ser utilizado o bom senso tanto de quem pergunta como quem responde. Escolhe-se um voluntário para ser interrogado, sentando numa cadeira localizada no centro do círculo (que seja visível de todos), o voluntário promete dizer somente a verdade, pode-se revezar a pessoa que é interrogada se assim achar necessário. 

Após algumas perguntas ocorre a reflexão sobre a experiência.

51. Jogos de bilhetes


Participantes: 7 a 20 pessoas

Tempo Estimado: 20 minutos

Material: Pedaços de papel com mensagens e fita adesiva.

Descrição: Os integrantes devem ser dispostos em um círculo, lado a lado, voltados para o lado de dentro do mesmo. O coordenador deve grudar nas costas de cada integrante um cartão com uma frase diferente. 

Terminado o processo inicial, os integrantes devem circular pela sala, ler os bilhetes dos colegas e atendê- los, sem dizer o que está escrito no bilhete. Todos devem atender ao maior número possível de bilhetes. 

Após algum tempo, todos devem voltar a posição original, e cada integrante deve tentar adivinhar o que está escrito em seu bilhete. Então cada integrante deve dizer o que está escrito em suas costas e as razões por que chegou a esta conclusão. 

Caso não tenha descoberto, os outros integrantes devem auxiliá-lo com dicas. O que facilitou ou dificultou a descoberta das mensagens? 

Como esta dinâmica se reproduz no cotidiano?

Sugestões de bilhetes:

Em quem voto para presidente?

Sugira um nome para meu bebê?

Sugira um filme para eu ver?

Briguei com a sogra, o que fazer?

Cante uma música para mim?

Gosto quando me aplaudem.

Sou muito carente. Me dê um apoio.

Tenho piolhos. Me ajude!

Estou com fome. Me console!

Dance comigo.

Estou com falta de ar. Me leve à janela.

Me descreva um jacaré.

Me ensine a pular.

Tem uma barata em minhas costas!

Dobre a minha manga.

Quanto eu peso?

Estou dormindo, me acorde!

Me cumprimente.

Meu sapato está apertado. Me ajude.

Quantos anos você me dá?

Me elogie.

O que faz o síndico de um prédio?

Sou sósia de quem?

Como conquistar um homem?

Veja se estou com febre.

Chore no meu ombro.

Estou de aniversário, quero meu presente.

Sorria para mim.

Me faça uma careta?

52. Juventude e comunicação


Desenvolvimento: distribuir aos participantes papel e convidá-los a fazer um desenho de um homem e uma mulher.

Anotar na figura:

Diante dos olhos: as coisas que viu e mais o impressionaram.

Diante da boca: 3 expressões (palavras, atitudes) dos quais se arrependeu ao longo da sua vida.

Diante da cabeça: 3 ideias das quais não abre mão.

Diante do coração: 3 grandes amores.

Diante das mãos: ações inesquecíveis que realizou.

Diante dos pés: piores enroscadas em que se meteu.

Comentário:

Foi fácil ou difícil esta comunicação? Porque?

Este exercício é uma ajuda? Em que sentido?

Em qual anotação sentiu mais dificuldade? Por que?

Este exercício pode favorecer o diálogo entre as pessoas e o conhecimento de si mesmo? Por que?

Iluminação bíblica: Mc 7, 32-37.

53. Karaokê


Participantes: Indefinido.

Tempo Estimado: 25 minutos.

Objetivo: Aprender o nome de todos.

Material: Nenhum.

Descrição: o coordenador deve pedir para os participantes um circulo e logo depôs deve mostra para todos que eles devem cantar e dançar do mesmo modo que o cantor principal.

O coordenador deve dar inicio parra incentivar e quebrar a timidez. O coordenador deve cantar assim:

"O meu nome é Exemplo: Jesus", e todos devem cantar e dançar assim: "O nome de dele é Exemplo: Jesus". 

Todos devem cantar e dançar em ritmo diferente dos que já cantaram e dançaram.


Exemplos: forró, romântica, sertaneja, axé, opera, rock, pagode etc.