1.10 - Conhecendo lugares e pessoas
Objetivos: Conhecer as pessoas com as quais se vai trabalhar e integrar-se também no espaço onde se vai passar alguns dias.
Nº de Participantes: até 20 participantes
Material: Flip-chart
Desenrolar: O facilitador convida as pessoas a conhecerem (cada um por si) o lugar e buscar algo que chame a atenção (uma árvore, uma sala, um capela, um objeto...). Passados 15 minutos, as pessoas voltam a se reunir e o facilitador pede a cada uma delas que se apresente, dizendo o nome, o que escolheu e porque fez esta escolha.
O facilitador deve estar atento e ir anotando as motivações. Se for caso, para entender melhor a motivação, pode fazer alguma perguntas mais. Depois que todos tiverem apresentado o que gostaram no local, o facilitador faz uma análise das motivações do grupo: se é um grupo afetivo, artístico, esportivo, voltado para a natureza, religioso, etc. Se houver interesse por parte do grupo, estes poderão fazer comentários a respeito do que se realizou.
1.11 - Corrida de balões
Objetivos: Atividade dinâmica para quebrar o gelo e facilitar a apresentação dos elementos do grupo.
Nº de Participantes: no mínimo 15 participantes
Material: 1 balão para cada participante, giz para marcar o chão, apito para iniciar o jogo, papeizinhos com o nome de cada participante, fita adesiva para colar os nomes nos balões
Desenrolar:
Uma linha de saída é determinada e cada equipe se posiciona atrás desta. À frente de cada uma das equipe e a uma distância de cerca de 5 metros, um círculo será desenhado com a letra A.
Antes de iniciar o jogo cada participante escreve seu nome em um balão, colocando-o no círculo A de sua equipe.
Todos posicionam-se antes da linha de saída agrupados por equipe.
Ao sinal do condutor do jogo, cada equipe começa enviando seu primeiro integrante até onde se encontram os balões de sua própria equipe.
O integrante pega um dos balões, lê o nome do companheiro que está escrito no mesmo e o estoura.
Regressa então correndo até sua equipe gritando bem alto o nome do companheiro que estava escrito no balão.
O jogador cujo nome é falado se prepara para correr assim que o seu companheiro retorna e lhe dá um tapa em sua mão.
O jogo se repete então com este segundo jogador e assim sucessivamente até que todos os balões tenham sido arrebentados.