1.12 - Crachá criativo
Objetivos: Apresentação, integração, criatividade, expectativas, descontração, aquecimento, percepção de si e do outro, identificação, sensibilização, vitalizador, relacionamento interpessoal.
Nº de Participantes: até 15 participantes
Material: Cartolina, canetas coloridas, lápis, cola, tesoura, revistas, jornais, papel sulfite, fita adesiva.
Desenrolar:
Utilizando diversos materiais cada participante constrói o crachá mais bonito que puder fazer, naquele momento.
Pede-se deixem um espaço em branco para colocação do nome, porém não devem escrevê-lo ainda.
Após o término, o facilitador recolhe os crachás e os distribui aleatoriamente. Neste momento os participantes escrevem os nomes nos crachás que receberam.
Cada participante tenta descobrir quem fez o crachá e o porque acredita ser aquela pessoa.
Quem executou se apresenta e tenta, então, descobrir quem fez o seu crachá. Assim sucessivamente até o término.
Variação:
O Facilitador pode incluir o levantamento das expectativas do grupo (o tempo de duração do exercício aumentará).
1.13 - Amigo secreto
Objetivos: Permitir a apresentação de um grupo e/ou introduzir o tema da Comunicação Corporal.
Nº de Participantes: de 10 a 20 participantes
Material: Estrelas (de papel, papelão, cartolina ou similar) com os nomes dos participantes, aparelho de som um música tranquila, folhas em branco, canetas e lápis coloridos, crachás para identificação dos participantes.
Desenrolar:
O facilitador distribui aos participantes estrelas (o formato pode ser outro também) com o nome de outro participante, solicitando aos mesmos para guardar sigilo quanto ao nome recebido e se for o próprio nome devolver a estrela e, tirar outra.
Coloca-se uma música tranquila de fundo e pede-se ao grupo que caminhe calmamente pela sala, observando disfarçadamente a pessoa cujo nome está com ele. e pensando de que forma poderia representar a pessoa.
Após um minuto solicita-se a todos que se sentem e desenhem como imaginam ser a pessoa que estavam observando quanto à:
· O que ela gosta de comer;
· Qual a cor preferida;
· Que presente você daria a esta pessoa.
Quanto todos tiverem terminado cada um irá apresentar a pessoa cujo nome está com ele. Àquele que foi apresentado pode argumentar, concordando ou discordando e citando os porquês.
Cabe o facilitador conduzir a discussão e comentar a dinâmica de acordo com seus objetivos.
"Sugiro a complementação de, após de ter sido representado pelo colega, o integrante foco da apresentação tome a palavra mostrando as coincidências da percepção do interlocutor e acrescentando dados para que o grupo o conheça melhor."
"Permite refletir como devemos ter cuidado com o "pecado" da primeira impressão, e trabalhar-mos com o que temos de real em relação às pessoas."
"Podemos avaliar nesta dinâmica a imagem ideal: o quanto tudo que pensamos ou percebemos da pessoa existe de fato em nós mesmos."
"Esta dinâmica permite trabalhar conceitos, pré-conceitos e inferências, facilitando a convivência, o desenvolvimento das relações interpessoais e garantindo um trabalho em equipe de sucesso."