1.26 - Oito papéis
Objetivos: Quebrar o gelo e facilitar o conhecimento inicial dos participantes de um grupo.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Papel e pincel atômico.
Desenrolar:
Cada participante irá receber uma folha de papel, a qual irão dividir em 8 partes. Em cada parte, deverá escrever seu nome, e após isso, recortar os 8 pedaços.
O facilitador deverá recolher os papéis, misturá-los e jogá-los no centro da roda. Cada participante, deverá então recolher 8 papéis, sem se importar se é o seu ou não.
Após isso, cada participante deverá trocar com os demais participantes, afim de recuperar os seus oito papeizinhos, perguntando o nome de cada participante.
1.27 - Pendurando no varal
Objetivos: Permitir a integração, descontração, apresentação, percepção de si e do outro, reflexão e autoavaliação.
Nº de Participantes: de 10 a 15 participantes
Material: Sulfite, caneta, barbante para o "varal", clipes para papel.
Desenrolar:
Individualmente solicita-se que cada participante escreva em uma folha de 6 a 8 características próprias, pedindo que os mesmos não se identifiquem.
Cada participante que termina deverá pendurar sua folha num "varal" previamente colocado na parede ou entre paredes.
Quando todos terminarem o facilitador pede aos participantes que observem cada sulfite, procurando verificar com qual se identifica mais (que não seja o seu próprio).
Após cada participante ter escolhido um dos papéis, solicita-se que sentem segundo a escolha de uma pessoa da dupla. Neste momento ocorre a apresentação.
Posteriormente solicita-se que sentem segundo a escolha do outro parceiro da dupla, também para apresentação.
Ao final, apresentar seus pares em grupo aberto, salientando o porquê da escolha / identificação com aquelas características.
1.28 - Piquenique
Objetivos: Desinibir as pessoas do grupo e promover a integração.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Não necessita material
Desenrolar:
O facilitador solicita aos participantes que formem um círculo, explicando que cada um deverá afixar à frente de sua carteira um papel com o seu nome.
Em seguida o facilitador inicia a dinâmica dizendo: eu vou ao pique-nique e vou levar a Alcione (exemplo).
Alcione, o que você vai levar?.
A pessoa questionada deverá responder que levará coisas iniciadas com a primeira letra de seu próprio nome (arroz, ata, alface, etc). Se acertar sai da brincadeira, se errar permanece. Geralmente na primeira rodada ninguém acerta pois o facilitador não explica a regra na primeira letra do nome, dizendo apenas quem acertou ou errou.
Segue-se percorrendo o círculo, começando pela esquerda, até convidar todos para o pique-nique.
Ao final o facilitador começa novamente. Chegará o momento em que as pessoas começam a perceber, por observação e dedução, o que podem levar para o pique-nique.
Continua-se a dinâmica até que restem apenas uma ou duas pessoas, as quais poderão pagar uma prenda estipulada pelo colega que descobriu primeiro o que deveria levar para o pique-nique.