Dinâmica Quem sou eu?

Dinâmica Quem sou eu

1.29 - Quem falta?


Objetivos: Promover integração e descontração entre os componentes do grupo.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Não necessita material

Desenrolar:

O facilitador solicita aos participantes que formem um círculo, explicando em seguida que cada um deverá pegar o crachá do colega da direita, assumindo o seu nome.

Em seguida, quando todos estiverem prontos, com os crachás afixados, o facilitador deverá dizer: verificando a lista de presença, percebi que fulano não veio (cita o nome de um dos componentes do grupo).

A pessoa que estiver com o crachá, ou seja, aquela pessoa que assumiu o nome do participante citado, dará um passo à frente, respondendo: fulano não falta, quem falta é sicrano, e retorna ao seu lugar.

Aquele que errar deve sair do círculo.

Considera-se erro quando o nome citado demora a ser respondido.

1.30 - Quem sou eu?


Objetivos: Quebra Gelo que facilita o entrosamento e descontração de um grupo em seu primeiro contato.

Nº de Participantes: de 10 a 30 participantes

Material: Um quadrado de papel (1/4 de um A4) com o nome de um personagem (desenho, novela, história, ficção, etc) para cada participante. Fita crepe ou similar para prender os papéis às costas de cada participante.


Desenrolar:

Esta dinâmica pode ser aplicada por subgrupos caso o número de participantes seja excessivo e possa vir a prejudicar a duração.

O facilitador explica que serão presos às costas de cada elemento um papel contendo um nome e que não devem pronunciar estes nomes pois o colega que o tem preso às costas não pode sabê-lo.

O facilitador irá então fixar às costas (logo abaixo da gola da camisa) de cada participante um papel contendo o nome de um personagem. Se necessário poderá pedir ajuda a um dos elementos do grupo em cujas costas já
tenha sido afixado um dos papéis.

Tendo terminado de fixar os papéis em todos os elementos o facilitador explica as regras da dinâmica:

1. Cada elemento tem por objetivo descobrir "quem ele é".

2. Para tal o elemento irá procurar um parceiro e a ele poderá fazer apenas 3 perguntas quaisquer a respeito de seu personagem. O seu parceiro só poderá responder com as palavras "sim" ou "não", nem uma palavra a mais.

3. Em seguida invertem-se as funções e o parceiro é quem faz três perguntas ao seu colega, o qual também só poderá responder com "sim" ou "não.

4. Se, com base nas respostas do outro colega, um dos dois descobrir "quem ele é", deverá ir ao facilitador e dizer que personagem ele representa naquele momento.

5. Caso não descubra a dupla se desfaz e vai procurar outro parceiro para reiniciar a sessão de 3 perguntas cada um. E assim sucessivamente.

A dinâmica termina quando:

· Uma boa parte do grupo tenha conseguido descobrir "quem é";

· Quando a dinâmica exceda o prazo estabelecido; ou

· Quando o entusiasmo do grupo pela dinâmica comece a declinar.

Uma variante desta dinâmica pode ser feita usando-se fotos, desenhos ou caricaturas dos personagens propostos.

A fim de facilitar a dinâmica pode-se também restringir o universo de personagens, como por exemplo: desenho animado. Neste caso informa-se ao grupo em que universo seus personagens se encontram.

Outra adaptação, quando o tempo e o grupo permitem fazê-lo, é o de pedir àqueles que não conseguiram descobrir seu personagem que façam uma imitação do mesmo para o restante do grupo.