Dinâmica da escalada e Exercícios de assertividade

Dinâmica da escalada e Exercícios de assertividade

2.5 - Escalada


Objetivos: Permitir que os participantes experimentem êxito na comunicação em situações de tensão. Capacitar os participantes para a comunicação em situações de tensão.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Folhas de papel e lápis para cada participante.

Desenrolar:

O grupo deve ser dividido em subgrupos de 6 a 8 participantes.

I. O facilitador introduz a dinâmica e apresenta os objetivos.

II. Conduz-se uma chuva de ideias para formar uma lista de situações típicas de tensão (aproximadamente 10 minutos).

III. Conversa-se um pouco a fim de definir assertividade e apresentam-se algumas orientações específicas para a formulação de respostas assertivas.

IV. Distribui-se lápis e papel para que cada participante registre uma situação real ou hipotética que produza tensão e que eles gostaria de praticar para obter uma resposta adequada. Acrescenta-se que cada participante também deverá anotar uma resposta assertiva que gostaria que fosse capaz de obter na situação que descreveu. Dá-se um tempo de 10 minutos.

V. Os participantes formam pares para compartilhar o que cada um escreveu.

VI. Pede-se que os pares formem então grupos de 4 a 6 participantes

VII. O facilitador diz que cada um dos participantes de cada grupo ai voluntariamente compartilhar sua situação e lhe será pedido que responda aos membros de seu grupo.

VIII. O facilitador diz aos membros de cada grupo que se formem em uma fila e em frente ao voluntário e seu respectivo par. Explica que essas pessoas atuarão como "disputadores" para criar uma situação tensa. 

A pessoa da esquerda é designada como o "disputador suave" e os papeis vão aumentando da esquerda para a direita de tal forma que o membro da direita servirá como o "disputador mais severo".

IX. O facilitador explica os papeis (voluntário, companheiro e disputadores) que vão ser representados pelos membros do grupo:

1. O voluntário vai relatar a situação de tensão que havia descrito. Logo responderá a cada disputador por vez.
Deverá fazê-lo com a resposta assertiva que havia exporto e que gostaria de ser capaz de dar.

2. O companheiro do voluntário vai se assegurar de que o voluntário entende a situação e apoiá-lo em sugerir respostas específicas e assertivas como seja possível. Ele acompanha o voluntário no seguinte:

a) assegura-se de que os disputadores se apeguem as orientações que lhe foram dadas; 

b) oferece apoio, por meio de sua presença, ao voluntário; 

c) solicita retroalimentação positiva por parte dos membros do grupo ou sobre execução dos voluntários depois de cada novo disputador que lhes tenha enfrentado; 


d) consulta-se com o voluntário seguindo cada solicitação de retroalimentação, para uma melhor resposta até o seguinte disputador, o voluntário poderá ou não improvisar sua resposta.

3. Cada disputador vai desempenhar um papel de antagonista na situação descrita pelo voluntário e vai permanecer fiel àquela situação sem aumentá-la ou adaptá-la. Cada disputador vai caracterizar o papel com o grau de intensidade que lhe foi passado (suave ou severo).

Os disputadores "suaves" podem fazer uma pergunta ou declaração, e aí se continua. (Os disputadores que se encontram na posição mais à direita são advertidos que não disputem de forma definitiva.) Finalmente, todos os disputadores têm que assegurar uma boa experiência para o voluntário, permitindo-o perseguir e desejar cada encontro.

X. Leva-se a fim então toda a caracterização (aproximadamente vinte minutos).

XI. Os membros de cada grupo discutem a atividade focando nos pontos que ajudaram ou bloquearam o voluntário no momento de dar respostas assertivas e em que grau as experiências fizeram com fossem aplicadas a sua confiança e suas aptidões para comunicar respostas.

XIII. Os passos X a XII se repetem com os outros voluntários, se puder-se contar com tempo suficiente.

XIII. O facilitador guia um processo para que o grupo análise como se pode aplicar o que foi aprendido em sua vida.

2.6 - Exercícios de assertividade


Objetivos: Verificar a assertividade dos participantes de um grupo.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Não necessita material

Desenrolar:

Cara participante irá, por sua vez, responder ao grupo como se comportaria diante de uma das situações abaixo.

O facilitador pode sortear ou escolher a situação de acordo com o participante, sendo que mais de um participante pode utilizar a mesma situação pois, provavelmente, eles irão apresentar soluções diferentes para um mesmo caso:

1. Você cometeu um erro em algum aspecto do seu trabalho. O seu superior lhe diz asperamente que isso não é admissível num cargo como o seu. A aspereza do seu chefe tem sido muito frequente em qualquer situação. Você tem se sentido muito mal com isso. Você...

2. Um dos seus colegas de trabalho na empresa tem feito críticas sobre você e seu trabalho, até para o seu chefe. Você...

3. Um amigo pede emprestado o seu carro novo para sair com a namorada. Você...

4. Um colega de faculdade que você não gosta muito, costuma ligar para sua casa na hora do jantar, que é o único momento que você tem para ficar com sua família. Você...

5. Sua namorado (a) engordou um pouco nos últimos tempos, e isso te incomoda. Você...

6. Um dos seus cliente costuma te ligar quando você está se preparando para encerrar o expediente. Você...