Dinâmica Foto-proteção e Laranjas Ugli

Dinâmica Foto-proteção e Laranjas Ugli

2.7 - Foto-proteção


Objetivos: Permitir a cada um expressar sua maneira de ser. Descrever como cada pessoa se expressa segundo sua experiência.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Uma fotografia por equipe que manifeste uma situação humana de forma um pouco "camuflada" para que seu significado não seja evidente, mas não de forma tão velada que seu significado seja totalmente vago, quer dizer, uma fotografia que ajuda a imaginação e a projeção pessoal.

Desenrolar:

Para esta dinâmica dividi-se o grupo em equipes de 4 a 6 participantes.

I. O facilitador mostra uma fotografia (cada equipe receberá uma foto). Cada participante terá 5 minutos para descrever o que se aconteceu antes desta foto, que está acontecendo nela e o que vai acontecer depois.

II. Cada equipe vai passando a foto de mão para os participantes da mesma.

III. Quando cada participante tenha escrito sua narração, comentará de forma verbal, pelo menos durante 3 minutos, com os companheiros de sua equipe, a sua percepção do antes, durante e depois da cena da foto.

IV. Quando cada um dos participantes da equipe tenha exposto sua percepção da cena, o facilitador pedirá a cada equipe que escolha um voluntário para participar de um breve plenário.

V. O facilitador conduz uma discussão dirigida para que o grupo analise como se pode aplicar o que foi aprendido em sua vida.

2.8 - Laranjas Ugli


Objetivos: Colocar os participantes em situação de negociação a fim de se observar a negociação, persuasão, criatividade, foco no objetivo, fluência verbal, produtividade sob tensão e saber ouvir.

Nº de Participantes: de 15 a 25 participantes

Material: Cópia do texto para cada participante.

Desenrolar:

Escolher de um a três voluntários que representarão o produtor de laranjas ugli e dividir o restante da turma em dois grupos.

Texto para os produtores:

Vocês são os únicos produtores de laranjas ugli no País, uma qualidade rara de laranjas, uma verdadeira descoberta, com sementes importadas do Oriente Médio que segundo as últimas descobertas, tem um grande poder curativo e poderá ser usado na composição de drogas poderosas no combate a doenças graves. Trata-se de uma produção modesta.


Em breve estarão recebendo algumas propostas de grandes laboratórios.
Cada um dos laboratórios que estão interessados na produção de Laranjas Ugli precisam de um componente específico da Laranja. Um está interessado na casca, outro do bagaço, e assim por diante. 

Entretanto este detalhe não será abordado pelos produtores, esperando-se que os representantes dos Laboratórios percebam e entrem num acordo ganha-ganha. Ainda sobram o suco e a semente. 

As sementes interessam aos produtores para replantio. Os produtores investiram no plantio desta qualidade de Laranja com objetivo de lucro e a procura  dos Laboratórios valorizam ainda mais esta qualidade de laranjas.

Texto do grupo 1:


Vocês fazem parte do quadro de cientistas de um grande Laboratório multinacional, Labo-saúde, que está prestes a descobrir uma droga que será a solução definitiva para a cura da Aids. 

Estão dependendo apenas de uma matéria prima rara, a casca da laranja ugli, muito difícil de ser encontrada no mercado, porém acabaram de descobrir um produtor de laranjas Ugli, que tem uma produção abaixo das necessidades do Labo-saúde, mas devido a grande dificuldade de se conseguir esta espécie rara de laranjas, é uma grande descoberta e o Laboratório empenhará todos os seus esforços para que esta produção seja integralmente fornecida para este grandioso projeto. 

Fechar negócios com esse produtor será a solução para que o Labo-saúde resolva todos os seus problemas financeiros e assuma expressão no mercado mundial pela grande descoberta...

Texto do grupo 2:


Vocês fazem parte do quadro de cientistas de um grande laboratório: Labormed, que acaba de descobrir uma droga que previne e cura de qualquer tipo de câncer. O grande drama está sendo em relação a matéria prima que é o bagaço da laranja ugli, para confecção da droga. 

Acabaram de ter notícias de um produtor cuja produção inteira viria atender a necessidade do laboratório para colocar no mercado uma droga que iria prevenir e aliviar o sofrimento de muitas pessoas. O grande desafio do Labormed é convencer esse produtor de laranjas tão raras e valorizadas, a fornecer toda sua produção em benefício deste projeto que será um grande benefício para a humanidade além de lançar o Labormed entre os maiores Laboratórios do mundo.

Cada equipe terá a missão de convencer o produtor a fornecer toda a sua produção de laranjas ugli. O facilitador solicitará as duas equipes que leiam suas informações e dará 10 minutos para escolherem um negociador que
representará a empresa em reunião com produtores de laranja. A reunião deverá durar 20 minutos, ao fim da qual deverão ter chegado a alguma conclusão.

Após chegarem à conclusão final, os participantes fazem avaliação da sua participação e do resultado da reunião.