Dinâmica O que é você? Submissão e assertividade

Dinâmica O que é você

2.9 - O que é você?


Objetivos: Facilitar a apresentação, identificação, levantamento de expectativas, análise, analogias, reflexão, avaliação e comunicação.

Nº de Participantes: até 10 participantes

Material: Objetos pessoais, objetos de escritório, sucata.

Desenrolar: 

Colocam-se vários objetos dos participantes no chão da sala de modo que todos possam ver (brincos, relógio, pulseira, anel, caneta, etc.).


O grupo, sentado em círculo, observa os objetos e, ao comando do facilitador, escolhe aquele que mais lhe agrada.

Um a um, os participantes vão se apresentando através do objeto, como se fosse ele, verbalizando em primeira pessoa.

· O que sou eu?
· Quais minhas características?
· Quais são meus sonhos?
· Quais são minhas expectativas?
· O que eu pretendo no evento?

2.10 - Submissão, agressão, assertividade


Objetivos: Experimentar e diferenciar os comportamentos não verbais assertivos, dos agressivos ou de submissão. Aumentar a consciência do nosso comportamento assertivo.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Flip-chart e pincéis atômicos.

Desenrolar:

I. O facilitador pede aos participantes que façam uma lista do que associam com a palavra "assertivo" e registrem suas respostas no flip-chart.

II. Pede-se a eles que pensem no indivíduo mais submisso que conheçam, (quer dizer, não assertivo).

Individualmente imaginem as características de conduta que associam com essas pessoas. Posteriormente, o facilitador pede a todos que andem de um lado para o outro, tomando atitudes submissas, sem utilizar-se de
palavras.

III. Depois de 5 minutos, pede-se aos participantes que permaneçam como "estatuas", em uma posição que demonstre comportamento submisso e olha as pessoas ao ser redor, identificando similaridades em seus comportamentos.

IV. O facilitador solicita comentários sobre as manifestações não-verbais de submissão (ou não assertivas). Faz um alista com elas no flip-chart. Normalmente os comentários incluirão componentes tais como um contato
visual, posturas, expressões faciais e interação à distância.

V. Depois que todas as respostas são registradas pelo facilitador, os participantes trocam de seu comportamento de submissão para um de agressividade. 

Novamente, pede-se que pensem no comportamento da pessoa mais agressiva que tenham visto, utilizando o espaço do local da forma que desejaram para desempenhar seu papel agressivo com atitudes não-verbais. A única restrição que existe é que não existam abusos físicos ou destruição de propriedade.

VI. Ao final dos 5 minutos, o facilitador orienta aos participantes que permaneçam como "estatuas", mostrando um comportamento agressivo e olhando ao seu redor para observar similaridades no comportamento dos outros
participantes.

VII. Posteriormente se solicita comentários sobre as similaridades dos comportamentos não-verbais que foram observados e que estão relacionados com a agressividade, anotando os comentários no flip-chart.

VIII. O facilitador descreve as características do comportamento de uma pessoa assertiva, enfocando os componentes não-verbais. "A pessoa assertiva estabelece bom contato visual, para confortavelmente mas firme sobre seus pés, com seus braços estendidos naturalmente. 

A pessoa assertiva defende seus direitos ao mesmo tempo que respeita aos demais; está consciente de seus sentimentos e os trabalha tão logo estes se manifestem, cuida de suas tensões e reorienta-as de forma construtiva". Se pode resumir: "A pessoa assertiva usa frases com "EU", usa palavras cooperativas, controla orações que enfatizam seu interesse e busca equilíbrio em seu poder".

IX. O facilitador solicita aos participantes que pensem em uma pessoa que tenham observado e que se adaptem, da melhor forma possível, a sua descrição de uma pessoa assertiva e representem o comportamento dessa pessoa de forma não-verbal.

X. Depois de 5 minutos, o facilitador pede que aos participantes que permaneçam como "estatuas", como feito anteriormente e que observem e comparem a conduta dos demais.

XI. O facilitador conduz então uma discussão dirigida sobre as diferenças entre os comportamentos: submisso, agressivo e assertivo, fazendo uma lista no flip-chart. Pode-se fazer uma comparação desta lista com as respostas originais que foram anotadas no passo I.

XII. O facilitador conduz uma discussão sobre a aplicação do comportamento assertivo nas situações cotidianas.

Orienta os participantes a discutirem situações em que eles são geralmente assertivos e outras em que eles gostariam de ser mais assertivos.

XIII. O facilitador conduz um processo para que o grupo analise como se poderia aplicar o aprendizado em sua vida.