2.11 - Vamos praticar
Objetivos: Identificar as características de personalidade dos participantes com base no esquema da Teoria da Assertividade.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Folhas de papel e lápis para cada observador.
Desenrolar:
I. Com antecedência o facilitador prepara um tema para discussão.
II. O facilitador divide o grupo em equipes de 4 participantes e seleciona um dos integrantes de cada equipe para que desempenhe o papel de observador.
III. O facilitador reúne-se em local separado com os observadores e explica-lhes que cada equipe terá 20 minutos para discutir o tema e seu trabalho será o de observar o papel que cada pessoa do grupo adota durante a discussão.
IV. O facilitador explica à equipes que terão 20 minutos para discutir sobre o tema.
V. As equipes começam a discutir sobre o tema.
VI. O facilitador reúne o grupo em uma plenária e explica que o tema e a discussão em si não eram tão importante nesta atividade, o que se pretendia era identificar o papel que cada um tomou na discussão (quem foi liderado, quem permaneceu calado, etc). Solicita-se aos observadores que apresentem suas anotações.
VII. O facilitador expõe, de maneira breve, a Teoria da Assertividade e conduz um processo para que cada indivíduo se identifique como assertivo, agressivo ou não assertivo.
VIII. O facilitador conduz um processo para que o grupo analise como se pode aplicar o que foi aprendido em sua vida.
3. COLETIVOS
3.1 - A linha
Objetivos: Promover o conhecimento do grupo. Fortalecer o senso de colaboração entre os participantes.
Nº de Participantes: no mínimo 8 participantes
Material: Um banco, borda de jardim ou tronco de árvore, de uns 25cm de largura por 30cm de altura (o suficiente para colocar-se os participantes postados em cima deste, e lado a lado, de forma que não se consiga passar facilmente por outro companheiro sem forçá-lo a cair).
Desenrolar:
Sobre o banco ou tronco, coloca-se o grupo (se este for de 8 a 15 participantes) ou as equipes formadas de 8 integrantes cada uma (se o local não permitir acomodar-se todas as equipes ao mesmo tempo dever-se-á conduzir a dinâmica por turnos, alternando com outras atividades para as demais equipes, se for o caso).
Os participantes estarão em linha, lado a lado, e voltados para o facilitador.
O facilitador pedirá então que as equipes se organizem em ordem alfabética de nome, dando 10 segundos para que executem a tarefa. A regra é que não se pode colocar o pé no chão ou apoiar-se em parede ou outro objeto
que esteja próximo ao local.
Este jogo é colaborativo e depende de um perfeito sincronismo da equipe para que consigam êxito. As falhas não necessariamente precisam ser anotadas pois o principal é a colaboração e a participação de todos.
Passados os 10 segundos o facilitador pode pedir outras formas de organização às equipes, tais como: por altura, mulheres à esquerda e homens à direita, por tempo de profissão, por signo, time de futebol, mês de aniversário, etc.
"Nesta dinâmica pode-se perceber possíveis líderes de grupo, pois para que a organização seja realizada, naturalmente, alguém terá que tomar a frente do grupo."
3.2 - Corrida louca
Objetivos: Atividade dinâmica para realizar em grupo. Permite descontrair a equipe pois geralmente provoca muitos risos e gritaria.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Vários papeizinhos com ordens. Uma cadeira.
Desenrolar:
Cada equipe forma uma fila indiana com os componentes. Distante alguns metros está uma caixa em cima de uma cadeira contendo vários papeizinhos com ordens a serem cumpridas.
Ao sinal do facilitador, a primeira pessoa de cada equipe corre até a caixa e pega um dos papeizinhos, lê o que está escrito e cumpre a ordem o mais rápido que pode. Antes de voltar a sua equipe, o jogador deve tocar na cadeira e em seguida regressar rapidamente, batendo na palma da mão do próximo da fila de sua equipe.
Eis algumas ordens como modelo:
1. Correr ao redor da cadeira 5 vezes enquanto grita continuamente: "estou louco, estou louco!".
2. Correr até uma pessoa de outra equipe e fazer-lhe uma reverência, curvando o corpo adiante e baixando a cabeça.
3. Ficar em um pé só enquanto segura o outro pé com uma das mãos, inclinar a cabeça para trás e contar: "10, 9 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, ZERO".
4. Tirar os sapatos e recolocá-los trocando os pés.
5. Sentar-se no chão, cruzar as pernas e cantar o seguinte: "tenho uma mão vestida de azul, sapatinho brancos, vindo lá do sul".
6. Ir até a última pessoa de sua equipe e fazer três caretas diferentes, voltar até a cadeira para tocá-la.
7. Sentar em uma cadeira, ou no chão, cruzar os braços e rir bem forte e alto durante 5 segundos.