Dinâmica de grupo do Consenso

Dinâmica de grupo do Consenso

2.3 - Consenso


Objetivos: Desenvolver o trabalho em equipe, assertividade e comunicação.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Um cópia do checklist para cada participante.

Desenrolar:

O facilitador distribui uma cópia do checklist para cada participante. Cada um deve selecionar as dez qualidades que consideram mais importantes em ordem decrescente de importância.

Quando tiverem terminado, pede-se para riscarem as cinco menos importantes.
Dão-se 10 minutos para o grupo chegar ao consenso sobre quais são as qualidades mais importantes para um profissional.


Checklist de qualidades pessoais:

Para mim é importante que uma outra pessoa:
tenha senso de humor seja sábia
seja bondosa diga o que pretende
seja divertida seja lógica
seja compreensiva seja receptiva
seja amigável tenha conhecimento
seja ultrajante saiba escutar
seja digna de confiança seja cínica
seja extrovertida seja generosa
tenha espírito esportivo seja confiante
seja honesta seja atraente
seja crítica seja calma
seja capaz de entender os outros me compreenda
seja falante seja correta
escute com atenção seja agressiva
seja criativa mantenha o controle
seja elegante faça o melhor possível
seja espontânea seja ativa
seja madura seja previsível
tenha espírito infantil seja consistente

2.4 - Direitos assertivos


Objetivos: Desenvolver o auto-conhecimento e a assertividade. Exploração da auto-afirmação, suas ligações e seus limites.

Material: Para cada participante: Folhas e lápis, Folha "Direitos Assertivos: Eu tenho direito", Folha "Direitos
Assertivos: Os outros têm direito de receber de mim".

Desenrolar:

I. Solicita-se aos participantes que identifiquem individualmente os direitos que creem ter na família, no trabalho e na sociedade.

II. Formam-se subgrupos e se pede que destaquem, com as contribuições de cada participante, pelo menos
cinco direitos que o subgrupo crê ter no ambiente familiar, do trabalho e social.

III. Quanto terminarem, cada subgrupo lerá suas conclusões pedindo-se que se expliquem separadamente cada um dos pontos solicitados.

IV. O facilitador pede então que, dado que foram determinados estes direitos, passem a determinar aqueles direitos os membros de sua família, os colegas de trabalho e a sociedade têm direito de receber de cada participante.

V. O facilitador conduz um processo para que o grupo analise como se pode aplicar o aprendizado obtido em sua própria vida.

DIREITOS ASSERTIVOS (folha para o participante)
EU TENHO DIREITO:
Em minha casa a...
Em meu trabalho a...
Em meu grupo de amizades a...
(folha para o participante)
OS OUTROS TÊM O DIREITO DE RECEBER DE MIM:
Em minha casa a...
Em meu trabalho a...
Em meu grupo de amizades a..