Dinâmicas correio elegante e criando com limites

Dinâmicas correio elegante e criando com limites

4.17 – Correio elegante


Objetivos: Analisar problemas de comunicação durante as transmissões de mensagens.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Papel, caneta para cada participante.

Desenrolar:

O facilitador pede que cada um redija uma mensagem para um dos colegas, orientando que cada um deve pedir ao companheiro do lado (que não deve ser o destinatário) que transmita a mensagem para o destinatário (não entregar a redação, só falar).

Pode ser feita uma segunda rodada, usando mais de um intermediário para passar a mensagem.


Conclusão: Enfatizar as distorções na transmissão da mensagem, uso de palavras que não foram ditas por quem mandou a informação, aumento ou redução da mensagem, entonação distinta da intencionada (transformar uma mensagem séria em gracejo, por exemplo).

4.18 – Criando com limites


Objetivos: Verificar a criatividade do grupo ou do participante.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Não necessita material

Desenrolar:

O facilitador explicará aos participantes que eles terão que criar uma propaganda de rádio, a qual será apresentada posteriormente aos demais.

A propaganda será sobre os seguintes produtos:

· Cigarro
· Sabonete
· Pasta de dentes

O facilitador explica que a única regra é que, para cada produto, não poderão dizer algumas palavras:

Para o cigarro não poderão dizer:

· Fumar
· Cigarro
· Hálito
· Prazer
· Maço
· Tragada
· Sabor
· Nicotina
· Acender

Para o sabonete não poderão dizer:

· Banho
· Suave
· Higiene
· Sabonete
· Beleza
· Espuma
· Perfume
· Limpeza
· Corpo

Para a pasta de dentes não poderão dizer:

· Dentes
· Hálito
· Pasta
· Refrescante
· Cáries
· Dentifrício
· Sabor
· Flúor
· Escova

4.19 – Dentro e fora


Objetivos: Conseguir uma comunicação profunda entre os participantes.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Crachás com escritos: de dentro e de fora para repartir nos grupos.

Desenrolar:

O facilitador começa com uma motivação sobre a importância da comunicação, os níveis de manifestação da personalidade, etc. 

Em seguida, formam-se grupos de 8 a 10 pessoas. A metade do grupo recebe o número 1 e a outra metade, o número 2. Os números 1 serão os de dentro e os 2 serão os de fora.

Durante 45 minutos os de dentro falarão sobre “que imagem tenho de mim mesmo?”. Enquanto isso, os de fora devem escutar com atenção.

Depois, dá-se 45 minutos para que os de fora falam sobre “que imagem creio que os demais têm de mim?” e os de dentro escutem com carinho.

Depois, separa-se os de dentro dos de fora e nestes subgrupos e, durante 20 minutos, analisem as dificuldades que tiveram para falar e como perceberam a manifestação do outro sub-grupo e de cada uma das pessoas.

Reúnem-se novamente os de dentro e os de fora para comentar o que conversaram nos sub-grupos.

Em plenária, todos os grupos falam sobre a experiência como um todo, mas não sobre as manifestações pessoais realizadas em grupo.

"Essa dinâmica objetiva também trabalhar a relação interpessoal, dependendo da situação estabelecida."

4.20 – Dizendo por dizer


Objetivos: A partir de uma frase pronta, a pessoa desenvolva ideias coerentes e aprenda a manifestar sua opinião.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Uma frase escrita em um papel para cada participante.

Desenrolar:

Divide-se o grupo em equipes de 5 pessoas.

Cada participante recebe uma frase (ou escolhe).O facilitador dá 15 minutos para que cada um, em silêncio, organize as ideias para, em 5 minutos, explicar o significado da frase e elabore um discurso que convença o grupo de que a afirmação é verdadeira.

A equipe deve ter alguém para cronometrar o tempo e todos os participantes devem anotar o que pensam do discurso de cada um dos companheiros da equipe.

O facilitador deve estar atento para que não seja um debate de ideias, mas análise da lógica e da capacidade de convencimento de quem está falando.

Sugestões de frases:

1. A bomba está perto de explodir.
2. O circo vale mais do que o pão.
3. Um por todos, todos por um.
4. A causa verde dá dinheiro.