4.17 – Correio elegante
Objetivos: Analisar problemas de comunicação durante as transmissões de mensagens.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Papel, caneta para cada participante.
Desenrolar:
O facilitador pede que cada um redija uma mensagem para um dos colegas, orientando que cada um deve pedir ao companheiro do lado (que não deve ser o destinatário) que transmita a mensagem para o destinatário (não entregar a redação, só falar).
Pode ser feita uma segunda rodada, usando mais de um intermediário para passar a mensagem.
Conclusão: Enfatizar as distorções na transmissão da mensagem, uso de palavras que não foram ditas por quem mandou a informação, aumento ou redução da mensagem, entonação distinta da intencionada (transformar uma mensagem séria em gracejo, por exemplo).
4.18 – Criando com limites
Objetivos: Verificar a criatividade do grupo ou do participante.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Não necessita material
Desenrolar:
O facilitador explicará aos participantes que eles terão que criar uma propaganda de rádio, a qual será apresentada posteriormente aos demais.
A propaganda será sobre os seguintes produtos:
· Cigarro
· Sabonete
· Pasta de dentes
O facilitador explica que a única regra é que, para cada produto, não poderão dizer algumas palavras:
Para o cigarro não poderão dizer:
· Fumar
· Cigarro
· Hálito
· Prazer
· Maço
· Tragada
· Sabor
· Nicotina
· Acender
Para o sabonete não poderão dizer:
· Banho
· Suave
· Higiene
· Sabonete
· Beleza
· Espuma
· Perfume
· Limpeza
· Corpo
Para a pasta de dentes não poderão dizer:
· Dentes
· Hálito
· Pasta
· Refrescante
· Cáries
· Dentifrício
· Sabor
· Flúor
· Escova
4.19 – Dentro e fora
Objetivos: Conseguir uma comunicação profunda entre os participantes.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Crachás com escritos: de dentro e de fora para repartir nos grupos.
Desenrolar:
O facilitador começa com uma motivação sobre a importância da comunicação, os níveis de manifestação da personalidade, etc.
Em seguida, formam-se grupos de 8 a 10 pessoas. A metade do grupo recebe o número 1 e a outra metade, o número 2. Os números 1 serão os de dentro e os 2 serão os de fora.
Durante 45 minutos os de dentro falarão sobre “que imagem tenho de mim mesmo?”. Enquanto isso, os de fora devem escutar com atenção.
Depois, dá-se 45 minutos para que os de fora falam sobre “que imagem creio que os demais têm de mim?” e os de dentro escutem com carinho.
Depois, separa-se os de dentro dos de fora e nestes subgrupos e, durante 20 minutos, analisem as dificuldades que tiveram para falar e como perceberam a manifestação do outro sub-grupo e de cada uma das pessoas.
Reúnem-se novamente os de dentro e os de fora para comentar o que conversaram nos sub-grupos.
Em plenária, todos os grupos falam sobre a experiência como um todo, mas não sobre as manifestações pessoais realizadas em grupo.
"Essa dinâmica objetiva também trabalhar a relação interpessoal, dependendo da situação estabelecida."
4.20 – Dizendo por dizer
Objetivos: A partir de uma frase pronta, a pessoa desenvolva ideias coerentes e aprenda a manifestar sua opinião.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Uma frase escrita em um papel para cada participante.
Desenrolar:
Divide-se o grupo em equipes de 5 pessoas.
Cada participante recebe uma frase (ou escolhe).O facilitador dá 15 minutos para que cada um, em silêncio, organize as ideias para, em 5 minutos, explicar o significado da frase e elabore um discurso que convença o grupo de que a afirmação é verdadeira.
A equipe deve ter alguém para cronometrar o tempo e todos os participantes devem anotar o que pensam do discurso de cada um dos companheiros da equipe.
O facilitador deve estar atento para que não seja um debate de ideias, mas análise da lógica e da capacidade de convencimento de quem está falando.
Sugestões de frases:
1. A bomba está perto de explodir.
2. O circo vale mais do que o pão.
3. Um por todos, todos por um.
4. A causa verde dá dinheiro.