Dinâmica Continue minha ideia

Dinâmica Continue minha ideia

4.14 – Concordo, discordo


Objetivos: Exercitar a capacidade de persuasão, formas de comunicação, bem como proporcionar aprendizagem.

Nº de Participantes: de 8 a 20 participantes

Material: Cartelas previamente elaboradas, contendo frases, expressões ou palavras que possam gerar polêmica ou elucidação.

Desenrolar:

Esta dinâmica é indicada para grupos de estudo ou treinamento formado por pessoas que já convivam juntas e que precisem exercitar sua comunicação e o "colocar-se no lugar do outro".

Previamente o facilitador espalha as cartelas no chão ou sobre uma mesa.
Cada uma das duplas deverá discutir sobre um tema (frase, expressão ou palavra), onde, um dos dois coloca todos os prós, e o outro, todos os contras, ou seja, um concorda com o que está escrito na cartela, o outro discorda.

O facilitador orienta que cada dupla, antes de pegar sua cartela escolha de quem vai concordar e quem vai discordar.

Solicita-se finalmente que UM dos membros de cada dupla vá até as cartelas e pegue uma. Cada dupla terá cinco minutos para sua discussão, persuasão, aceitação ou, quem sabe, consenso.

Após cinco minutos invertem-se os papéis. Quem concordou passa a discordar vice-versa.

Ao final, o facilitador abre para comentários tais como:

· Quais os sentimentos ou dificuldades de concordar ou discordar?
· Como foi colocar-se no lugar do outro?
· Nossas opiniões foram baseadas em preconceitos?
· Temos ou não temos preconceitos? 

Sugestões de frases ou palavras para as cartelas:

1. Componentes nucleares.
2. Aborto.
3. "Manda quem pode, obedece quem tem juízo".
4. Quem tem competência se estabelece.
5. A conquista é uma questão de sorte.
6. Habilitação no trânsito aos 16 anos.
7. Bater nos filhos.
8. Globalização.
9. Desmatamento na Amazônia.
10. Salário (altíssimo) de jogador de futebol.
11. Mulher no comando de empresas.
12. Homem cozinhando, fazendo supermercado, participando de reuniões de pais na escola, etc..
13. Distribuição das finanças no lar: cada um deve ser dono do seu salário.
14. TV por assinatura.
15. Sexo na Internet.
16. Infidelidade: os direitos são iguais?

4.15 – Continue minha ideia


Objetivos: Trabalhar criatividade, capacidade de sincronia, complementaridade grupal, fluência verbal, etc.

Nº de Participantes: no mínimo 8 participantes

Material: Não necessita material


Desenrolar:

Esta dinâmica é destinada a grupos de trabalho ou treinamento formados por pessoas que já convivem.
Trata-se de uma atividade na qual poderá ser observado um variado estilo nas pessoas: criatividade, diferenças de valores, flexibilidade para aceitação ou não desses valores, capacidade de continuidade do que o outro iniciou
bem como a fidelidade ao roteiro original.

As etapas são as seguintes:

Efetua-se a divisão dos participantes em subgrupos de até cinco pessoas informando:

"Vocês terão, cada subgrupo, dez minutos para desenvolver, verbalmente, uma história bonita, criativa e interessante. Usem sua imaginação e procurem colocar o melhor nível de detalhamento possível".

Pode-se fornecer um tema ou título da história ou deixá-lo para ser definido pelos componentes do subgrupo.

Pede-se que, em cada subgrupo, um participante comece a história dissertando sobre ela durante um minuto (um participante do próprio grupo pode cronometrar o tempo para quem está falando). 

Imediatamente após o primeiro minuto, o vizinho deverá continuar a sua história, procurando manter a lógica e o sentido da história inicial. Mais um minuto e outro participante continuará e, assim, sucessivamente, até chegar, outra vez, à pessoa que iniciou a história, a qual deverá fazer o desfecho.

Ao final os subgrupos retornam ao grupo inicial, e as pessoas poderão falar:

· Como foi a escolha da história?
· A história teve algum sentido?
· Como foi perceber sua história totalmente modificada, ao longo do processo?
· Como podemos avaliar o nível de sincronização dos grupos?

4.16 – Conversando a gente se entende


Objetivos: Promover o exame de vários tópicos referentes ao processo de comunicação bem como propiciar o desenvolvimento de habilidades de observação e diálogo.

Nº de Participantes: no mínimo 9 participantes

Material: Cartaz explicativo.

Desenrolar:

Divide-se o grupo em trios instruindo-os sobre os 3 papéis que cada um exercerá sucessivamente: informante, ouvinte, observador.

A atividade consiste em abordar um assunto polêmico, de preferência do momento, em três rodadas de aproximadamente 10 minutos (conforme demonstra o quadro).

Após cada rodada os participantes devem fazer, no trio, uma avaliação do processo posicionando-se sobre:

· Como se sentiu;
· Como sentiu a participação do outro e como decorreu a comunicação.;
· Ao final o grupo deve fazer um relato de sua experiência para os demais.

Papéis:

· Informante: seu objetivo é expor as ideias de maneira clara e convincente. O ouvinte deverá ser capaz
de saber exatamente qual opinião que você tem acerca do assunto.

· Ouvinte: seu objetivo é captar exatamente o que o informante pensa sobre o assunto. Procurar não interrompê-lo. Ajude-o com perguntas esclarecedoras e verificações de entendimento. Você não pode discutir o que é dito. Muito menos contra-argumentar ou criticar.

· Observador: seu objetivo é observar o que se passa entre informante e ouvinte. Não participe, em hipótese alguma, da conversa. Anote o que considerar importante para futuro feedback.

Questões para discussão em plenária:

1. O que aprendemos com a atividade?

2. Que papel foi mais difícil desempenhar? Quais os motivos?

Modelo do cartaz: 

RODADA PAPEL 1a 2a 3a
Informante A C B
Ouvinte B A C
Observador C B A