Dinâmica do Casamento em alto mar

Dinâmica do Casamento em alto mar

4.10 - Caneta na garrafa


Objetivos: Trabalhar integração, interdependência e sinergia nas atividades em equipe.

Nº de Participantes: de 10 a 30 participantes

Material: Um barbante e uma caneta e uma garrafa plástica para cada equipe

Desenrolar:

O facilitador divide o grupo em pequenas equipes (no mínimo três participantes em cada uma), propondo a cada uma delas o desafio de colocar uma caneta dentro da garrafa obedecendo as seguintes regras:

Cada equipe irá eleger um representante, ao qual será amarrado, em sua cintura, um barbante por onde ficará suspensa uma caneta. A altura que a caneta ficará suspensa será mais ou menos acima da altura do joelho.

A equipe terá um minuto para planejar como colocar a caneta na garrafa o mais rápido possível, sendo que apenas o representante poderá fazê-lo. Os demais poderão instruí-lo verbalmente apenas e à distância.

À frente de cada representante de equipe (já com suas canetas devidamente atadas à cintura) estará, no chão, uma garrafa plástica em pé e sem tampa.
Ao sinal do facilitador cada representante tentará, sem utilizar-se das mão, orientar a caneta até a boca da garrafa deixando-a cair para dentro desta.
Vence a equipe cujo representante primeiro colocar a caneta na garrafa.

Nota: por se tratar de uma dinâmica em que podem surgir brincadeiras desagradáveis, convém orientar os participantes e manter a ordem a fim de que não hajam brincadeiras de mau gosto ou acidentes.

Ao final o facilitador pode indagar ao grupo:

· Como foi desenvolvida a experiência?
· Quais critérios foram utilizados?
· Qual o sentimento gerado na equipe quando a caneta passava resvalando e não entrava na garrafa?

Variações:

· Fornecer uma caneta e garrafa a cada participante de cada equipe, vencendo a equipe que primeiro
colocar suas canetas nas garrafas.
· Vendar os olhos do representante da equipe, o qual terá dois auxiliares segurando-o e orientando-o,
verbalmente, para o cumprimento da tarefa.
· Não permitir que a equipe interaja verbalmente com o representante, admitindo apenas gestos e
mímicas como forma de comunicação.

4.11 – Casamento em alto mar


Objetivos: Desenvolver a flexibilidade, liderança e a capacidade de comunicação através do consenso.

Nº de Participantes: Não há limites

Material: Cópia do texto para cada participante


Desenrolar:

O facilitador irá entregar o texto abaixo a cada participante, pedindo que, após a leitura, classifique os personagens conforme orientado ao final do texto:

Um casal de noivos marcou seu casamento e decidiu realizar a cerimônia em alto mar. Eles tomaram um barco conduzido por um experiente marinheiro, uma senhora e um amigo do noivo.

Durante a viagem, veio uma tempestade muito forte, e o noivo foi tragado pela água, perdendo-se no mar. A noiva procurou o marinheiro e implorou para que ele resgatasse seu noivo. O marinheiro propôs, levando em conta que ela não tinha dinheiro suficiente para pagar por um serviço tão perigoso, que pelo menos cortasse um dedo de sua mão esquerda como prova de amor.

A noiva, sem saber que decisão tomar, pensou que a velha senhora pudesse ajudá-la com sua sabedoria. A  senhora disse: "Faça o que quiser, não posso decidir por você."

Depois de pensar muito, decidiu aceitar a proposta do marinheiro, pedindo ao amigo de seu noivo que a ajudasse a cortar o dedo. O marinheiro então, cumprindo sua promessa, resgatou o jovem noivo do mar.

Logo que recobrou os sentidos e soube do acontecido, virou-se para a noiva e disse que não casaria mais com ela, pois não conseguiria vê-la sem um dos dedos da mão.

O amigo do noivo, ao ouvir sua decisão, imediatamente propôs à jovem casar-se com ela. A jovem não só aceitou a proposta como pediu ao marinheiro que jogasse novamente seu antigo noivo ao mar.

Individualmente, classifique os personagens da história de 01 a 05, sendo:

1 = Pior
5 = Melhor
( ) Noiva
( ) Noivo
( ) Amigo do noivo
( ) Marinheiro
( ) Velha senhora

Após todos preencherem suas folhas o facilitador pedirá que o grupo chegue a um consenso, observando durante a discussão as atitudes de liderança, comunicação, flexibilidade e consenso.

Círculo para fora


Objetivos: Refletir sobre nossa tendência de sempre nos voltarmos para dentro, sobre nós mesmos, ao invés de para fora, para o ambiente externo.

Nº de Participantes: de 15 a 30 participantes

Material: Não necessita material

Desenrolar:

O facilitador pede que se forme um círculo. Com o círculo formado, chama a atenção do grupo para o fato de que todos estão voltados para dentro, discutindo isso com o grupo e relacionando com a introspecção humana.

Em seguida, o facilitador um desafio: sem soltar as mãos, ou seja, com a mesma formação, criar uma forma de que todos se voltem para fora, de modo que todos estejam olhando para o ambiente externo.

O facilitador deve propiciar ao grupo a manifestação dos seus sentimentos, buscando, em seguida, analisar o desenvolvimento da atividade e, por último, correlacionar com o nosso contexto de trabalho.

4.13 – Círculo refeito


Objetivos: Quebrar o Gelo e também permitir a introdução do tema Comunicação.

Nº de Participantes: no mínimo 8 participantes

Material: Vendas para os olhos.

Desenrolar:

O facilitador pede aos participantes que formem um círculo, em pé.
Pede então que, um por vez, cada participante faça um som (com a boca, pé, mão, etc) característico de forma que todo o grupo ouça. Nenhum participante poderá fazer um som igual a outro que já tenha sido feito.

O facilitador pergunta se todos ouviram os ruídos da esquerda e direita e, se necessário, pode pedir que repitam, pela ordem, os sons.

Pede-se então que os participantes andem pela sala misturando-se. Ao pararem o facilitador distribui vendas e pede que um auxilie o outro a colocar a venda.
Após todos estarem devidamente vendados o facilitador pede que os participantes reconstruam o círculo, na posição em que se encontravam, localizando os ruídos certos e indo na direção deles.