4.8 – Aulinha
Objetivos: Verificar grau de conhecimento técnico; cultura (geral); comunicação e expressão; capacidade de síntese; clareza e linguagem clara, correta e expressiva.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Papel e caneta para cada participante, flip-chart.
Desenrolar:
O facilitador fornece a cada participante o título de um tema para dissertação, podendo ser utilizado somente um tema para o grupo ou vários temas com uma introdução para auxiliar os participantes.
Entrega-se uma folha em branco para que cada participante possa lançar nela, no mínimo, dois assuntos da atualidade ou de notícias recentes de jornais. Em seguida o facilitador irá recolher os assuntos propostos, expondo-os (através de flip-chart ou lendo-os) aos participantes para que escolham um deles.
Alguns vão preferir seus próprios temas enquanto que outros vão decidir mudar para um tema mais atraente e relevante à sua personalidade ou preferência pessoal. O facilitador ainda pode fornecer, à sua escolha, cada participante um assunto da lista ou sortear os artigos entre os participantes.
A seguir passa-se as seguintes informações:
· Com base no artigo, cada participante terá que preparar uma aula;
· O candidato deverá planejar a aula e poderá se valer dos recursos disponíveis (retroprojetor; quadro branco; flip-chart; multimídia, etc) e das técnicas mais convenientes para o desenvolvimento da aula;
· O tempo de apresentação deverá ser, no mínimo de 5 minutos e, no máximo, 10 minutos;
· O candidato terá 45 minutos para preparar/planejar a apresentação;
· Na sua apresentação, será sinalizado o tempo para o candidato da seguinte maneira: no 8º minuto, cartão amarelo, indicando que faltam 02 minutos para acabar o tempo, e, no 10º minuto, cartão vermelho, sinalizando que o tempo acabou, quando então encerra-se a exposição;
· A "plateia" não poderá interromper o palestrante. Alternativa: Se alguém tiver pergunta, fará por escrito, durante a exposição;
· Ao final de cada apresentação as perguntas serão entregues ao facilitador, que as repassará aos participantes. Ao final de todas as apresentações haverá uma rodada final que será de 1 minuto para cada palestrante responder às perguntas;
· Será sorteada na hora a ordem de apresentação dos temas;
Indicadores de qualidade quanto à apresentação:
· O palestrante demonstrou compreensão do conteúdo?
· O conteúdo foi apresentado com argumentação consistente?
· O conteúdo foi apresentado com objetividade?
· O "palestrante" agregou informações à matéria proposta?
· O "palestrante" fugiu do tema?
· O palestrante utilizou bem o tempo estimado?
Indicadores de qualidade quanto ao apresentador:
O palestrante "chamou a atenção" por:
· Sua empatia?
· Sua dicção?
· Sua voz e seu vocabulário? (voz vibrante? Convincente? Sem vida? Fraca?)
· Domínio da plateia?
· Sua ansiedade?
· Vícios de linguagem?
· Gesticular demais?
· Falar como um robô?
· Demonstrar segurança?
· Apresentar suas ideias de forma clara e objetiva?
· Fazer uma apresentação motivadora?
· Interagir com a plateia?
· Ser criativo?
· Utilizar adequadamente os recursos disponíveis?
Indicadores de qualidade quanto à didática:
· Perfeito domínio e segurança do conhecimento que é objeto da exposição;
· Exatidão e objetividade dos dados apresentados;
· Discriminação clara entre o que é essencial ou básico e o que é acidental ou secundário;
· Organicidade, ou seja, boa concatenação das partes e subordinação dos itens de cada parte;
· Correção, clareza e sobriedade do estilo empregado;
· Linguagem clara, correta e expressiva;
· Conclusões, aplicações ou arremate definido.
Sobre o planejamento:
· Definir os objetivos com clareza e precisão;
· Selecionar as informações que pretende transmitir e organizar a sequencia de ideias em função do tempo disponível;
· Escolher os materiais e os recursos dos conteúdos essenciais a serem transmitidos, sob a forma de resumo ou sinótico, para usar no decorrer da aula como material de apoio;
· Distribuir os assuntos a serem transmitidos pelo tempo disponível.
Durante a exposição:
· Apresenta inicialmente à "plateia" o assunto que vai ser abordado no decorrer da exposição e mostra suas ligações com temas já estudados e conhecidos;
· Introduz o conteúdo partindo dos conhecimentos e experiências anteriores (o que o "aluno" já conhece);
· Estabelece clima adequado entre os participantes e mantém a atenção dos alunos, relacionando conteúdo apresentado aos objetivos, interesses e motivos dos "alunos";
· É objetivo e preciso na exposição do tema, dando-lhe um tratamento ordenado e lógico.
· Utiliza linguagem simples e coloquial, etc.
4.9 – Blocos de construção
Objetivos: Permitir que os participantes observem que a comunicação em um só sentido não funciona e como seria a situação se a comunicação se estabelecesse nos dois sentidos.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Mesa com algum tipo de divisória (pode ser um pedaço de tecido) que impeça que dois participantes, sentados frente à frente, se vejam; Dois jogos idênticos de blocos de construção, mas com alguns blocos de cores diferentes para provocar maior confusão.
Desenrolar:
O facilitador solicita dois voluntários: um que acredite ser bom comunicador e outro que acredite ser bom ouvinte.
Os voluntários dirigem-se à frente do grupo e sentam-se em uma mesa que tenha sido previamente preparada.
Essa mesa deve ter uma cadeira em cada extremidade e uma divisão no centro, de forma que nenhum dos voluntários consiga ver o outro lado. Os demais membros do grupo devem ficar em pé ao redor da mesa, de modo que possam ver o que ocorre em cada uma das divisões.
Todos devem permanecer em silêncio durante as fases de comunicação.
O facilitador dá a cada voluntário um jogo de blocos de construção, informando que o jogo de cada um deles tem peças de formato idêntico às do outro.
Inicialmente pede-se "comunicador" que construa alguma coisa com seu jogo de blocos. Quando ele tiver terminado, pede-se que dê instruções verbais ao "ouvinte" sobre como construir exatamente a mesma coisa.
O "ouvinte" deve seguir as instruções recebidas sem falar ou perguntar nada ao "comunicador".
Quando as instruções tiverem acabado o facilitador permite que cada um dos voluntários veja o modelo construído pelo outro.
Deve-se promover, então, uma discussão que aborde e enfatize o fato de que os dois sentidos são essenciais para haver boa comunicação.
O facilitador solicita que os voluntários troquem de papéis e repitam o exercício. Desta vez, o "ouvinte" pode questionar qualquer instrução que não tenha entendido claramente. O "comunicador" também deve procurar obter feedback sobre como as instruções foram executadas.
Ao final o facilitador permite que cada um dos voluntários olhe o modelo construído pelo outro. Desta vez eles devem ser muito semelhantes.
Nota: Durante a discussão, o facilitador deve assegurar-se de que os voluntários não sejam vistos como pouco habilidosos em razão do desempenho no exercício.
Pontos para discussão
· É possível conseguir-se uma boa comunicação em um só sentido?
· O que é essencial para se estabelecer uma comunicação de boa qualidade?
· De quem é o papel mais importe? Do comunicador ou do ouvinte?
Variações
Os blocos de construção podem ser substituídos por 2 conjuntos de papéis cortados em formatos especiais. Os formatos devem ser idênticos, mas o conjunto de cores deve ser diferente.