4.4 - A peça que faltava
Objetivos: Observar o trabalho em equipe, comunicação, liderança e comportamento sob pressão.
Nº de Participantes: até 25 participantes
Material: 8 quebra cabeças de 20 peças cada, 1 envelope para cada participante contendo peças variadas e misturadas dos 8 quebra-cabeças, cartaz informando as regras do jogo.
Desenrolar:
O facilitador expõe ao grupo:
"Vocês vão receber um envelope contendo peças de alguns quebra-cabeças que só deverão ser abertos quando for sinalizado o início do jogo.
A tarefa será montar os quebra-cabeças. O trabalho é em equipe e não individual."
Regras do Jogo:
Todos deverão trabalhar em silêncio total (não será permitida a comunicação verbal).
As peças que você não quiser poderão ser passadas somente para seu companheiro da direita.
Você não pode tomar peças, apenas ceder as que você não quiser.
Fase I
Não informar o tempo (15 minutos).
Pode-se dar dicas: algumas pessoas estão segurando peças e ferramentas necessárias para a entrega do serviço.
Fase II
Informar o grupo que dispõem de 10 minutos para acertarem o processo e procedimentos para a obtenção do resultado necessário.
Fase III
Disponibilizar mais 10 minutos para o fim das atividades.
4.5 - Anúncio classificados
Objetivos: Apresentação, indicado para início de curso, ajudando a romper o gelo e despertando interesse de uns pelos outros.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Papel e canetas coloridas para todos, fita adesiva para prender os anúncios na parede ou quadro.
Desenrolar:
O facilitador entrega a cada participante uma folha em branco, solicitando que, em dez minutos, cada um deve escrever um Anúncio Classificado, como os que se veem nos jornais, oferecendo algum serviço, curso ou outra coisa. O anúncio terá o objetivo de anunciar a própria pessoa por intermédio de um produto ou serviço com o qual ela se identifica.
O facilitador informa que ninguém deve escrever o próprio nome no anúncio.
Os classificados deverão ser afixados na parede e os participantes poderão lê-los durante alguns minutos, tentando descobrir quem são as pessoas anunciadas.
Ao final o facilitador conduz uma discussão dirigida perguntando inicialmente:
· Quem se reconheceu através do anúncio classificado?
· Quantas pessoas pensavam se conhecer e descobriram que não se conheciam direito?
· Como cada um se sentiu, vendo seu anúncio classificado sendo lido pelos outros?
"Podemos trocar os anúncios entre os participantes, sem necessariamente colocar na parede ou no quadro."
4.6 – Argolas
Objetivos: Propiciar um momento de feed-back ao grupo, facilitando a manutenção ou mudança de comportamentos e atitudes.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Argolas verdes e amarelas, em número proporcional aos participantes do grupo.
Desenrolar:
Pede-se que os participantes formem um círculo único.
O facilitador entrega duas argolas a cada participante, sendo uma verde e outra amarela. O verde vale por um reforço positivo a alguma qualidade percebida. O amarelo vale como um ligeiro toque, ou um sinal de alerta, quanto a algum aspecto observado.
Ao som de música instrumental suave, o facilitador pede que cada colega vá oferecendo as argolas aos demais, de acordo com as seguintes regras:
· Cada participante só poderá entregar uma argola se comunicar ao colega a qualidade observada, se verde, ou o significado do alerta, se amarela.
· Cada participante só poderá entregar uma argola para um mesmo colega.
· Uma argola só pode ser entregue se o colega ainda não recebeu uma daquela cor.
· Cada participante só poderá receber duas argolas, sendo uma de cada cor
Ao final o facilitador permite que todos comentem livremente o exercício. É importante dar um tempo suficiente para que todos possam se expressar, uma vez que este exercício revolve em profundidade a auto-imagem da
pessoa.
4.7 – As cadeiras
Objetivos: Desenvolver o poder comunicação e negociação de conflitos.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Uma cadeira.
Desenrolar:
O facilitador separa os participantes em pares e define um voluntário, o qual se que sentará na cadeira.
O outro voluntário terá a tarefa de persuadir o primeiro a levantar-se da cadeira.
Cada dupla ao seu tempo vem à frente para a representação.
Para a representação o facilitador irá, a cada dupla, dizer que a cena se passará em um "pano de fundo"
Situações para o "pano de fundo":
· Encontrar alguém sentado no seu lugar no teatro.
· Voltar do toalete e encontrar alguém no seu lugar, no cinema.
· Encontrar o seu lugar ocupado no segundo dia de um programa de treinamento.
· Um garçom desastrado.
· Um maitre tentando fechar o restaurante.
· O operador de uma cadeira elétrica.
· Estar sentado num avião caindo.
· A mãe chamando o filho para o jantar.
· Um dentista.
· Um oficial evacuando o Titanic.
· Um enfermeiro querendo levar o paciente para a cama.
· Uma pessoa idosa querendo se sentar no ônibus.