1.19 - Jogando objetos fora
Objetivos: Promover a integração, desinibindo as pessoas que compõem o grupo.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Papel e caneta.
Desenrolar:
O facilitador solicita aos participante que formem um grande círculo, orientando que escrevam em uma folha de papel seu nome, o que gostariam de jogar fora e porque estão jogando fora aquele objeto.
Exemplo:
"vou jogar fora minha caneta porque está sem tinta; vou jogar fora minha bola porque está furada".
Informa-se aos participantes que todos devem escrever o nome do objeto que estão jogando fora e o porquê.
Em seguida o facilitador recolhe os papéis, embaralhando-os e redistribuindo-os novamente.
Solicita-se então aos participantes, individualmente, que leiam o papel que se encontra em suas mãos, da seguinte forma: "vou jogar fora..." (ler o nome da pessoa ao invés de ler o nome do objeto) "...porque..." (ler o motivo pelo qual está jogando fora o objeto).
E assim sucessivamente até que todos leiam o seu papel.
1.20 - Jogo da bola
Objetivos: Apresentação, descontração, integração, aquecimento, levantamento de expectativas, vitalizador.
Nº de Participantes: até 15 participantes
Material: Bola.
Desenrolar:
Todos os participantes ficam em pé, inclusive o facilitador, formando um círculo.
Em posse da bola, cada participante deve dizer: NOME, APELIDO e um "HOBBY". Iniciando pelo facilitador, todos se apresentam.
Aquele que deixar cair a bola, passar para um participante que já se apresentou ou esquecer algum item da apresentação, recebe um "castigo" imposto pelo grupo (imitar, cantar, declamar, etc.).
Variação:
Ao invés do apelido ou "hobby", pode-se questionar: estado civil, número de filhos, expectativa diante do trabalho (com uma palavra), o que tem de melhor de si para dar ao grupo (em uma palavra). É importante haver, no mínimo, três questões.
1.21 - Minha bandeira pessoal
Objetivos: Permitir o auto-conhecimento ao mesmo tempo que permite a apresentação individual dos participantes de um grupo.
Nº de Participantes: Não há limites
Material: Folhas de flip chart (1 para cada participante), lápis de cor, giz de cera, cola, revistas, tesouras, papel crepom, cola colorida e sucata.
Desenrolar:
O facilitador distribui uma folha de flip chart para cada participante e coloca o material disponível (cola, sucata, lápis, etc) no centro da sala.
Explica-se que a bandeira geralmente representa um país e significa algo da história desse país. Nesta atividade cada um vai construir sua própria bandeira a partir de seis perguntas feitas pelo coordenador.
Pede-se que respondam a cada pergunta ( ver lista abaixo) por intermédio de um desenho ou de um símbolo na área adequada.
Os que não quiserem desenhar poderão escrever uma frase ou algumas palavras ou ainda utilizar-se de recortes de revistas.
Perguntas:
01. Qual o seu maior sucesso?
02. O que gostaria de mudar em você?
03. Qual a pessoa que você mais admira?
04. Em que atividade você se considera muito bom?
05. O que mais valoriza na vida?
06. Quais as dificuldades e facilidades para você trabalhar em grupo?
Ao final o facilitador solicita que cada participante apresente o seu trabalho.