Dinâmica Caça ao tesouro
Objetivos: Ajudar os participantes a memorizarem os nomes uns dos outros, desinibir e facilitar a identificação entre pessoas parecidas.
Nº de Participantes: até 20 participantes
Material: Uma folha com o questionário e um lápis ou caneta para cada um.
Desenrolar:
O facilitador explica aos participantes que agora se inicia um momento em que todos terão a grande chance de se conhecerem.
Cada participante recebe uma lista de descrições (abaixo) e uma caneta.
A partir da lista de descrições, cada um deve encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine o nome na frente (ou abaixo) do item da lista.
1. Alguém com a mesma cor de olhos que os seus
2. Alguém que viva numa casa sem fumantes
3. Alguém que já tenha morado em outra cidade
4. Alguém cujo primeiro nome tenha mais de seis letras
5. Alguém que use óculos
6. Alguém que esteja com a camiseta da mesma cor que a sua
7. Alguém que goste de verde-abacate
8. Alguém que tenha a mesma idade que você
9. Alguém que esteja de meias azuis
10. Alguém que tenha um animal de estimação (Qual?)
Obs: Pode-se aumentar a quantidade de questões ou reformular estas, depende do tipo ou do tamanho do grupo.
"Esta atividade dinâmica é muito interessante por que no primeiro momento de contato com pessoas diferentes você poderá perceber quais as características pessoais são mais percebidas por pessoas que vamos conviver no ambiente de trabalho."
"Já utilizei esta dinâmica e, no lugar de lista, fiz como se fosse um bingo. Todos andavam pela sala entrevistando as pessoas de acordo com as perguntas. Quem preenchesse todos os quadrados, gritava Bingo! A dinâmica fica bem animada!"
"Pode-se acrescentar outras coisas tipo: Pessoas do mesmo signo, da mesma idade ou gosto musical. Quando trabalhei essa dinâmica foi em grupo de 30 alunos de preparação para Crisma.
Então aproveitei no início para que pudessem se conhecer melhor. Assim coloquei questões ligadas às metas do curso, como por exemplo:
"o que levou-o a matricular-se no curso?" Então as respostas semelhantes formavam pares."
"É possível perceber se o profissional é realmente atencioso no que faz e se é uma pessoa comunicativa e agradável a fim de preencher os requisitos exigidos pela empresa."
“Esta dinâmica expressa a ideia de um perceber ao outro e também, caso as questões sejam modificadas, poderemos avaliar outras competências, entre elas a avaliação crítica do outro e percepção."